Relatórios

Relatório com a Apresentação de Resultados CAF (Common Assessment Framework)
 
Relatório de AutoAvaliação do Agrupamento, dando cumprimento à Lei nº 31/2002 de 20 de dezembro, que estabelece a obrigatoriedade da autoavaliação de todos os estabelecimentos de ensino não superior. 
 
Neste relatório serão apresentados os resultados escolares dos últimos quatro anos letivos (2010/2014), no que se refere ao sucesso escolar, aspeto fundamental para avaliar a missão do Projeto Educativo do Agrupamento: “Contribuir para a formação integral dos alunos, criando uma escola de elevada qualidade científica, técnica e humana, exigente, cativante e com responsabilidade social. Constituir-se como elemento catalisador de boas práticas pedagógicas e impulsionadora da colaboração proactiva”. Considerando que as taxas de sucesso dos alunos são uma das medidas da eficácia das escolas, a análise crítica dos resultados escolares e a implementação de estratégias de melhoria apresentadas deverão servir para melhorar o sucesso escolar.  
 
Plano de Ações de Melhoria (PAM) resulta do relatório da avaliação interna (elaboração a partir do diagnóstico organizacional do Agrupamento de Escolas), baseando-se, assim, em evidências e dados provenientes do Agrupamento, bem como da perspetiva da comunidade escolar. Este Plano tem como objetivo aperfeiçoar as práticas do Agrupamento e destina-se a formalizar o seu compromisso com a melhoria do seu desempenho. O PAM elaborado determina ações de melhoria (AM) selecionadas pela Equipa de Avaliação Interna (EAI), no sentido de melhorar o desempenho do Agrupamento. Pretende-se, deste modo, planear, sistematizar, concretizar, avaliar e divulgar ações de melhoria para as áreas identificadas, tendo em vista a verificação do sucesso das referidas ações, envolvendo toda a comunidade.
 
Este relatório constitui-se como um momento da monitorização do Plano de Melhoria realizado pela Equipa de Avaliação Interna (EAI). Os Indicadores de análise tidos em conta para a monitorização de cada uma das áreas a melhorar, implicaram uma recolha de dados que assentou nas seguintes fontes de informação:
  • Atas (coordenações de ano e de grupo, conselhos de turma, departamentos, conselho pedagógico);
  • Questionários (alunos/pais/encarregados de educação, pessoal docente, pessoal não docente - amostra de 10%);
  • Relatórios de coordenadores de departamentos;
  • Relatórios de coordenadores de ano;
  • Relatórios de coordenadores de grupo disciplinar;
  • Relatório de atividades do serviço de psicologia;
  • Grelhas específicas.